Termografia ou Inspeção Termográfica – O que é?

Termografia ou Inspeção Termográfica – O que é?

A inspeção termográfica ou simplesmente termografia é um tipo de manutenção preditiva utilizada para se detectar pontos de aquecimento em conexões e componentes. A termografia é utilizada para se identificar locais com aquecimento excessivo provocado, sobretudo pela elevação da resistência elétrica. A partir dessa detecção de pontos de aquecimento, podem-se tomar ações corretivas antes da ocorrência da falha do componente, evitando falhas nos sistemas, perdas de produtividade e riscos de segurança.

Tendo em vista que a elevação da temperatura em conexões ou componentes elétricos é um claro sinal de falha, a termografia é a melhor maneira de se diagnosticar defeitos em sistemas elétricos precocemente, ou seja, ainda nos primeiros estágios de degradação, onde ações corretivas simples podem solucionar definitivamente o problema. Essa é a principal razão pela qual as companhias seguradoras costumam solicitar laudos de inspeção termográfica: para detectar e prevenir defeitos antes que estes venham a provocar danos às instalações, equipamentos ou pessoas.

O equipamento utilizado para realizar a inspeção termográfica chama-se Termovisor ele é capaz de registrar imagens destacando o perfil térmico de um componente, possibilitando detecção de qualquer aquecimento anormal, fora do padrão térmico do objeto.

 

Fundamentos da Termografia

Todos os materiais emitem radiação devido à agitação térmica de átomos e moléculas. Quanto maior a temperatura do material, maior é a quantidade de radiação que este emite. A maior parte da radiação é emitida na forma da luz infravermelha, que não é visível a olho nu. Os Termovisores são como câmeras fotográficas, mas ao invés de serem sensíveis a luz visível, são sensíveis á radiação infravermelha. Dessa maneira, os termovisores são capazes de  registrar imagens térmicas dos objetos sob inspeção, mesmo a uma certa distância. Essas imagens são denominadas termogramas.

Na prática, o termovisor mede a radiação de infravermelha emitida pelos objetos e, devido a proporcionalidade entre a radiação e a temperatura, reproduz as imagens em uma escala de cores que correspondem a diferentes temperaturas. Cabe ressaltar que a radiação medida pela câmera não depende apenas da temperatura do objeto, mas também é função da emissividade do material do qual o objeto é feito. Além disto, a energia infravermelha total que deixa a superfície de um objeto é a soma dos componentes transmitidos, irradiados e refletidos da radiação infravermelho.

 

Problemas Detectáveis em uma inspeção termográfica em instalações elétricas

  • Conexões frouxas ou deterioradas;
  • Sobrecargas;
  • Circuitos Abertos;
  • Desbalanço de cargas;
  • Aquecimento por indução;
  • Harmônicas de 3ª ordem;
  • Fugas de corrente em isoladores;
  • Alto consumo de energia em função do aquecimento de componentes;
  • Equipamentos com defeito.

 

Benefícios da Inspeção termográfica em instalações elétricas

  • Redução no tempo de paradas não programadas;
  • Aumento na vida útil dos equipamentos;
  • Não necessidade de interrupção na produção durante a inspeção;
  • Redução de riscos às pessoas e aos equipamentos;
  • Redução no custo de reparos em equipamentos;
  • Aumento na lucratividade;
  • Prevenção de incêndios;
  • Redução nos custos de apólices de seguro.

 

Até mesmo instalações novas podem ter defeitos

Em instalações elétricas, a elevação da resistência pode ser causada não só  pelo desgaste dos componentes, mas também pela oxidação, sujeira, falta de aperto adequado nas conexões ou baixa qualificação dos profissionais responsáveis pela montagem.

 

termograma-disjuntor

Figura 1 – Detecção de ponto de aquecimento na conexão do disjuntor – Conexão frouxa

 

termograma-chave-seccionadora

Figura 2 – Detecção de ponto de aquecimento no isolador da chave seccionadora – Fuga de Corrente

 

termograma-estrutura-painel-eletrico

Figura 3 – Detecção de ponto de aquecimento da estrutura do painel – Circulação de corrente por indução na estrutura

 

Procurando por informações sobre termografia em instalações elétricas?

Painéis elétricos podem apresentar diferentes tipos de problemas que levam ao aquecimento, tais como conexões mal feitas, corrosão, sobrecarga, indução, fuga de corrente, etc.

Uma inspeção termográfica pode aumentar a confiabilidade e minimizar os riscos de falhas, danos irreversíveis e até mesmo incêndios.

 

termograma-disjuntor]

Figura 4 – Detecção de ponto de aquecimento na conexão do disjuntor – terminal de compressão mal prensado

 

Antes de qualquer componente ou equipamento elétrico queimar, ele certamente irá esquentar. A termografia utilizada em inspeções periódicas pode detectar o aquecimento excessivo de componentes elétricos ou mecânicos, o que pode ser o primeiro sinal de que um problema grave está se iniciando.

Conexões mal feitas, circuitos desbalanceados, disjuntores defeituosos, fusíveis queimados, circuitos sobrecarregados, manutenção inadequada, defeitos intrínsecos nos materiais e mais uma série de outras situações indevidas podem levar ao aquecimento e falhas em componentes elétricos.

A termografia pode detectar problemas em seus estágios iniciais, permitindo a realização de manutenções corretivas antes que o problema se agrave, reduzindo os custos com reparos e paradas não programadas.

Inspeções termográficas devem fazer parte de todo e qualquer plano de manutenção preditiva em ambientes industriais devendo serem realizados periodicamente, além de fazer parte do plano de comissionamento de qualquer sistema elétrico novo ou que tenha sido submetido a  uma alteração ou ampliação.

Sem Comentários

Poste um Comentário